quinta-feira, 24 de março de 2011

Depressão


Depressão é uma palavra freqüentemente usada para descrever nossos sentimentos. Todos se sentem "para baixo" de vez em quando, ou de alto astral às vezes e tais sentimentos são normais. A depressão, enquanto evento psiquiátrico é algo bastante diferente: é uma doença como outra qualquer que exige tratamento. Muitas pessoas pensam estar ajudando um amigo deprimido ao incentivarem ou mesmo cobrarem tentativas de reagir, distrair-se, de se divertir para superar os sentimentos negativos. Os amigos que agem dessa forma fazem mais mal do que bem, são incompreensivos e talvez até egoístas. O amigo que realmente quer ajudar procura ouvir quem se sente deprimido e no máximo aconselhar ou procurar um profissional quando percebe que o amigo deprimido não está só triste.


Como é?
Os sintomas da depressão são muito variados, indo desde as sensações de tristeza, passando pelos pensamentos negativos até as alterações da sensação corporal como dores e enjôos. Contudo para se fazer o diagnóstico é necessário um grupo de sintomas centrais:
  • Perda de energia ou interesse
  • Humor deprimido
  • Dificuldade de concentração
  • Alterações do apetite e do sono
  • Lentificação das atividades físicas e mentais
  • Sentimento de pesar ou fracasso
Os sintomas corporais mais comuns são sensação de desconforto no batimento cardíaco, constipação, dores de cabeça, dificuldades digestivas. Períodos de melhoria e piora são comuns, o que cria a falsa impressão de que se está melhorando sozinho quando durante alguns dias o paciente sente-se bem. Geralmente tudo se passa gradualmente, não necessariamente com todos os sintomas simultâneos, aliás, é difícil ver todos os sintomas juntos. Até que se faça o diagnóstico praticamente todas as pessoas possuem explicações para o que está acontecendo com elas, julgando sempre ser um problema passageiro.

Diferentes tipo de depressão
Basicamente existem as depressões monopolares (este não é um termo usado oficialmente) e a depressão bipolar (este termo é oficial). O transtorno afetivo bipolar se caracteriza pela alternância de fases deprimidas com maníacas, de exaltação, alegria ou irritação do humor. A depressão monopolar só tem fases depressivas

Causa da Depressão

A causa exata da depressão permanece desconhecida. A explicação mais provavelmente correta é o desequilíbrio bioquímico dos neurônios responsáveis pelo controle do estado de humor. Esta afirmação baseia-se na comprovada eficácia dos antidepressivos. O fato de ser um desequilíbrio bioquímico não exclui tratamentos não farmacológicos. O uso continuado da palavra pode levar a pessoa a obter uma compensação bioquímica. Apesar disso nunca ter sido provado, o contrário também nunca foi.
Eventos desencadeantes são muito estudados e de fato encontra-se relação entre certos acontecimentos estressantes na vida das pessoas e o início de um episódio depressivo. Contudo tais eventos não podem ser responsabilizados pela manutenção da depressão. Na prática a maioria das pessoas que sofre um revés se recupera com o tempo. Se os reveses da vida causassem depressão todas as pessoas a eles submetidos estariam deprimidas e não é isto o que se observa. Os eventos estressantes provavelmente disparam a depressão nas pessoas predispostas, vulneráveis. Exemplos de eventos estressantes são perda de pessoa querida, perda de emprego, mudança de habitação contra vontade, doença grave, pequenas contrariedades não são consideradas como eventos fortes o suficiente para desencadear depressão. O que torna as pessoas vulneráveis ainda é objeto de estudos. A influência genética como em toda medicina é muito estudada. Trabalhos recentes mostram que mais do que a influência genética, o ambiente durante a infância pode predispor mais as pessoas. O fator genético é fundamental uma vez que os gêmeos idênticos ficam mais deprimidos do que os gêmeos não idênticos.


Eu já conheci pessoas que sofriam de depressão, alias convivi com uma em especial e sei o quanto é complicado não só para quem sofre como também para quem convive ao seu lado.



11 comentários:

  1. Esse tema é muito interessante, pois há muitas pessoas que convivem com alguém depressivo e nem sabem. O pior é que acham que é frescura, quando na verdade é uma doença que deve ser diagnosticada e tratada corretamente.

    Adorei ;) beijinhos

    http://www.blogpinkchic.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. vale tambem dizer que procurar um especialista na area e muito importante, e que somente ele podera dizer se e necessario uso de remedios, e tambem suas consequencias.

    ResponderExcluir
  3. Meeu adorei o tema, agora eu sei agir qndo algo estiver errado !!! valeew

    ResponderExcluir
  4. Absorvemos muitos problemas, muitos não são nem nossos...nos sentimos impotentes e incapazes de ajudar e ser ajudado. Fazemos muito pelo próximo esperando uma retribuição, por mais que pensemos que não é assim que funciona, é assim que agimos inconscientemente!. Nossa vida é única, o tempo passa muito rápido...ajude e permita ser ajudado. "O mundo passa por nós várias vezes, mas nós passamos pelo mundo, até onde sabemos, uma única vez"...Parabens pelo post Dé...sucesso ai!!!

    ResponderExcluir
  5. So quem sofre ou ja sofreu de depressao sabe o quanto e dificil, ja passei por uma fase muito complicada da minha vida, onde alem da depressao tive sindrome do panico tambem, e posso afirmar o quanto e horrivel a sensação, vc fica com medo, vc acha que nada vai dar certo, sente vontade de suicidio mas ao mesmo tempo sente medo de morrer, a depressao nao vem de um simples trauma, mas sim de varios acontecimentos simultaneos, por mais que a pessoa tente se alegrar e ficar bem, o corpo diz ao contrario, e vc se sente sozinho, seus batimentos aumentam, da falta de ar, vc nao consegue chorar e nem rir, a unica coisa que vc faz e refletir sobre si mesmo, nao sei se isso e bom ou ruim, mas fiz muito isso, passei quase 1 ano assim, ate que as cosias começaram a dar certo pra mim, e a pressao foi diminuindo, hj luto pra q isso nunca volte, pois pra alguns pode ser falta de fé, ou coisa do tipo, mas so pra quem viveu ou vive isso, sabe que nao e facil.

    ResponderExcluir
  6. A depressão naminha opinião é uma das piores coisas da vida.
    A vida tem que ser alegre


    to seguindo se der segue la tambem
    http://pinguimsolar.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Depressão é coisa séria mesmo.
    Minha mãe tinha amiga, que acabou se matando por conta da depressão.
    Mó merda... =/

    ResponderExcluir
  8. parabéns for informar desse transtormo que afeta pessoas incrpíveis

    ResponderExcluir
  9. Tem gente que leva isso na brincadeira.
    Eu particularmente, nunca me senti assim, mas conheço amigos que sofrem dessa doença. É algo muito triste, tanto para quem sofre como para quem vê e não pode fazer muita coisa pra ajudar.
    Um assunto muito delicado, mas necessário.

    Parabéns pelo texto, informação nunca é demais.

    ResponderExcluir
  10. Parabéns pelo o blog e pelo tema. Realmente a depressão é coisa horrível, já vi vários casos terríveis.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  11. parabens o blog trouce ja de inicio um tema muito agradave de ser tratado porque ajuda a muitos com essas informações

    ResponderExcluir