terça-feira, 26 de março de 2013

Doenças de outono

Transição entre verão e estação das folhas é caracterizada pelas infecções respiratórias



A transição entre o verão e o outono é marcada pela queda brusca da temperatura e pela baixa na umidade relativa do ar, estes fatores dificultam a dispersão de partículas, o que compromete o sistema respiratório e cardiovascular. Os resultados são quadros de cansaço e dificuldade para respirar, pele seca e suscetível a rachaduras e alergias e infecções respiratórias.

O grupo de risco inclui crianças, idosos e pacientes de doenças crônicas. Estes estão mais suscetíveis a síndromes gripais, como bronquites, asma, rinossinusopatia e tosse seca. “Durante a troca de estações, as condições crônicas tornam-se mais abaladas para pacientes de bronquites, asma, rinite e sinusites. O uso de umidificadores de ar pode amenizar as dificuldades respiratórias. É importante, também, estar atento a possíveis irritações nos olhos. Secura e coceira podem indicar um quadro de conjuntivite, comum durante o outono. Em casos de tosse e febre por mais de cinco dias, o ideal é procurar tratamento médico”,
Para evitar que estes problemas apareçam junto com a nova estação,  indico cinco atitudes simples:

1. Hidrate bem o organismo
As pessoas costumam se preocupar muito com hidratação durante o verão, pois é uma época em que se perde muito líquido. Porém, no outono não é diferente. Apesar das temperaturas mais amenas, o ar fica seco, e o consumo de água é essencial.
2. Evite permanecer em locais fechados
A proliferação de certos vírus é muito grande nesta época do ano, e locais fechados favorecem este processo. Procure deixar as janelas abertas para permitir que o ar circule.
3. Lave as mãos constantemente
Essa dica não vale apenas para a troca de estações: ela deve tornar-se um hábito. “Estamos em contato com diversos objetos que podem estar contaminados, por isso é imprescindível lavar as mãos com água e sabonete, de preferência líquido, e sempre que possível fazer uso do álcool em gel para finalizar”,
4. Mantenha uma alimentação balanceada
As síndromes gripais, que são mais comuns durante o outono, atingem principalmente crianças e idosos por conta do sistema imunológico frágil. Equilibrar a alimentação com os nutrientes e vitaminas necessários evita que o corpo fique vulnerável a contaminações.
5. Hidrate bem a pele
Além de hidratar por dentro, é importante hidratar também por fora. “É comum notarmos que a pele fica mais seca com a chegada do outono. Isso pode acarretar rachaduras e irritações que desenvolvem alergias na pele”, explica a especialista. A indicação é usar um hidratante específico para o rosto e outro para o corpo. Evite banhos muito quentes, pois eles favorecem o ressecamento da pele.

Pálpebra Tremendo



O que fazer quando a pálpebra estiver tremendo sem parar?


Certamente você já deve ter sentido alguma vez a sua pálpebra tremer rapidamente ao longo de alguns minutos. Pois saiba que isso é sinal de estresse e ansiedade. A boa notícia é que dá para aliviar essa sensação de maneira simples.
Basta encher o peito de ar lentamente e soltar, também devagar, por 30 segundos. Repita esse exercício dez vezes e note como os seus olhos se tornam mais relaxados.
Além disso, é importante aliviar diariamente o estresse diário que eles costumam sofrer. Para isso, faça uma compressa de chá de camomila ou arruda, frio ou gelado. basta cobri-los com algodão ou gaze embebidos em uma dessas soluções por dez minutos. Outra opção é usar soro fisiológico frio ou gelado como compressa ou colírio.
Ao longo do dia, vale ainda dar um descanso para eles. Para isso, basta cobri-los com as mãos de três a cinco minutos. “Cobrir os olhos, sem deixar passar nenhuma luminosidade, tem duas funções importantes. Primeiro, descansa completamente o nervo ótico, pois elimina toda a luz vinda de fora e dirige a mente à escuridão. Isso afeta todo o sistema nervoso e resulta num relaxamento geral. Além disso, esse gesto tão simples ensina ao cérebro que nem sempre os olhos precisam se esforçar, que podem funcionar melhor por meio do relaxamento em vez do estresse”,