terça-feira, 25 de outubro de 2011

Alguns hábitos que fazem você parecer mais velho




Expor-se ao sol sem proteção

"O sol é o principal agente causador do envelhecimento precoce da pele",  ele é extremamente saudável, mas a exposição inadequada causa a degeneração precoce e cumulativa da pele, promovendo o aparecimento de rugas e manchas. Em alguns casos, pode até levar ao desenvolvimento de um câncer.

Por isso, é fundamental usar filtro solar com FPS 15 (no mínimo) todos os dias e evitar a exposição ao sol entre as dez horas da manhã e as quatro horas da tarde. Lembre-se também de que o protetor solar só funciona meia hora depois de entrar em contato com a pele e que ele não dura um dia inteiro. "Repasse o produto a cada duas ou três horas", 






Praticar muito ou pouco exercício

Extremos são sempre perigosos e isso acontece até em relação à prática de exercícios físicos. "O sedentarismo promove o envelhecimento físico e até mental da pessoa, pois afeta a oxigenação do cérebro e dificulta o recebimento de nutrientes e a eliminação de toxinas", O overtraining, por sua vez, leva a um aumento excessivo de oxigênio no organismo, que causa a oxidação das células, favorecendo o envelhecimento.






Beber pouca água 

A água é essencial para o funcionamento do corpo como um todo. Ela é utilizada em processos metabólicos, na transpiração e até na respiração. Sua falta acarreta problemas em todo o organismo e isso fica mais do que evidente no maior órgão do corpo humano: a pele. "Ela precisa ser hidratada por dentro e por fora. É por meio da água que as camadas internas receberão nutrientes e eliminarão as toxinas acumuladas", Os resultados são ainda melhores se o consumo de água estiver aliado a um bom hidratante. "Pessoas com pele oleosa ou que apresentaram reações alérgicas a algum produto, entretanto, devem procurar um dermatologista para realizar tratamentos específicos", lembra a profissional.





Estar sempre estressado

"A tensão é inevitável em alguns momentos, mas estar constantemente estressado pode ser considerado o principal fator do envelhecimento precoce para o organismo em geral", quem cultiva um estilo de vida como esse também costuma ter hábitos de vida poucos saudáveis - alimentação desregrada e rotina sedentária. Saber conciliar tarefas é um desafio atualmente, mas é essencial para a saúde e para impedir o envelhecimento precoce.




Consumir muito açúcar 


A ingestão exagerada de açúcar promove um processo oxidativo no organismo chamado glicação, que é altamente degenerativo e, portanto, envelhecedor. "Outro problema é o fato de esse alimento alterar a sensibilidade à insulina, ligada diretamente a doenças cardiovasculares, obesidade, diabetes e demência", aponta.

O que nem todo mundo sabe é que o açúcar mais agressivo é a frutose, e não o refinado. Mas, calma, nada de sair cortando as frutas da sua dieta. O grande problema, na verdade, são os alimentos industrializados, que contêm grande quantidade desse composto. O ideal é consumir no máximo 15 gramas de frutose diariamente, mas a média ingerida pelas pessoas costuma ser 100 vezes maior que isso.






Fumar

A maioria das pessoas pensa que os males do cigarro - que são muitos - resumem-se às substâncias nele presentes. Entretanto, o próprio ato de fumar causa rugas. "A projeção feita com os lábios para aspirar e a contração dos olhos na hora de soprar a fumaça estimulam demais os músculos dessas regiões, formando linhas de expressão", esclarece. Além disso, pessoas que fumam cronicamente costumam ter a pele mais grossa e amarelada, devido à impregnação das substâncias da fumaça.





Cortar gorduras da dieta

"A falta de ajuda profissional na busca pelo corpo perfeito gerou um medo exagerado em relação ao consumo de gorduras, mas, na verdade, elas são fundamentais à saúde", o problema é não consumir os melhores tipos de gorduras e acertar na quantidade. É importante priorizar aquelas que trazem mais benefícios ao corpo, presentes em alimentos como: óleo de coco, manteiga, óleo de oliva e carne de boi criado em pasto.

Já as chamadas gorduras trans, encontradas na margarina, em pães, salgadinhos e frituras, impedem a troca correta de nutrientes entre as células, desregulam os hormônios e afetam todas as reações metabólicas. Essas, sim, devem ser banidas, já que provocam a oxidação das membranas celulares que levam ao envelhecimento precoce, evidenciado pelo aparecimento de doenças degenerativas, rugas e cansaço crônico. Não é à toa que ela já é proibida em algumas cidades, como Nova York e Seatle, nos Estados Unidos.

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Irritação fruto do stress






Que a vida é muitas vezes dura, ninguém duvida. É um tal de corre pra cá, corre pra lá, a bolsa caindo, as contas chegando, o trânsito que continua empacando... Haja habilidade para se manter o equilíbrio! E quanto mais nos deixamos afetar, pior fica, acreditem!

Outro dia, aflito porque estava atrasado, fui fechar a porta da geladeira com o pé (as mãos estavam segurando umas dez mil coisas ao mesmo tempo), e lá que foi ao chão o vidro de catchup. E toca largar tudo e limpar aquela meleca do piso da cozinha. 




Eu sei que você que me lê já passou por dias assim. Muitas vezes a onda de acontecimentos desastrosos só termina quando finda o dia.

Sei também que não é fácil manter o equilíbrio quando o tal vidro de catchup se espedaça pela cozinha bem quando já estamos atrasados. Pior ainda se seu irmão não vê a "merda" que você fez e sai pisando em tudo (eu disse que podia ficar pior...). Mas a verdade é que nós somos os únicos responsáveis por escolher o sentido que daremos a cada acontecimento de nossas vidas.

O tempo todo somos nós que escolhemos o valor que damos a cada pequeno evento. O tempo todo somos nós que damos peso à realidade. A realidade, como afirmam os físicos quânticos, não existe por si só e sim no encontro entre observador e observado.

Pense nos seus relacionamentos mais próximos, naquelas pessoas com as quais você convive diariamente. É claro que, todos os dias, muitas coisas acontecem na sua interação com elas. Um dia seu namorado(a) esquece de trazer o que você pediu que ele trouxesse, ou sua filha não guarda as roupas que você implorou que ela tirasse de cima da cadeira, antes que a cadeira fosse eternamente soterrada; ou você observa aflito enquanto seu irmão bate sem querer na sua maquina digital (que você esqueceu na mesa) que você parcelo em 12X e ainda estava na 5° parcela, fazendo com que ela se espatife e parta em mil pedaços.

A minha pergunta é:

- Você tem consciência, nesse exato momento, de que pode “escolher” como reagir a esses eventos?

Claro que o primeiro impulso é o de agir de forma absolutamente emocional. Ficamos frustrados, irritados ou tristes. Sentimos coisas como raiva, vontade de revidar, de “torcer o pescoço” das pessoas, de gritar. Arghhh!!!!!

Mas se você quiser se tornar livre e dono da sua vida, terá que aprender a escolher como agir, de forma mais racional. Precisará aprender a respirar fundo, avaliar de fato a gravidade do ocorrido, perguntar se de fato acredita que aquela pessoa teve aquela atitude com a intenção de ferir você. Na maioria das vezes descobrirá que não foi esse o caso.

A vida, com suas provocações diárias, é um prato cheio para nos enlouquecer, acredite. Se quisermos podemos encontrar diariamente vários motivos altamente justificáveis para perder a cabeça, agredir as pessoas, mergulhar na irritação, reclamar da vida e brigar. Podemos, sem muito esforço, tornar nossas vidas (e a de quem nos cerca) um verdadeiro inferno!

Mas será que vale a pena? Será que o chão da cozinha  ou a maquina digital valem mais que a minha paz? Será que não sou capaz de escolher dar uma boa risada e perdoar a mim mesmo por minha distração? E talvez, com o tempo e um pouco de prática, aprendendo a me perdoar, saberei um dia perdoar as pessoas e criar uma vida mais divertida e harmoniosa?

Estamos todos vivendo nesse lugar que é muitas vezes infernal, é verdade. Mas, com um pouco de bom humor, podemos diminuir em muito o estresse, as brigas, as reclamações, as discussões.

Não estou dizendo que seja fácil, mas essa é uma habilidade que podemos desenvolver, como qualquer outra. Que tal começar agora mesmo? Espere pela próxima oportunidade (não deve demorar) e faça o seu melhor para “escolher agir” de forma diferente.

Eu lhe garanto, com um pouco de consciência e muito treino, sua vida pode ser muito mais leve e divertida do que tem sido.


segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Gravidez na Adolescência





"Cresce, em todo o País, o número de partos feitos em adolescentes com idade entre 10 e 19 anos. Somente em 1999, de um total de 2,5 milhões de partos realizados, cerca de 700 mil foram de mães nesta faixa etária, o que corresponde a 28% do total de partos realizados na rede pública de saúde".


Um a cada quatro bebês que nascem no Brasil são filhos de mães com idade entre 10 e 19 anos. Além dos riscos biológicos para a mãe e para a criança, a gravidez na adolescência também traz transtornos emocionais e econômicos para os núcleos familiares onde ela ocorre. A interrupção do processo de formação do indivíduo _ que é obrigado a deixar a escola e é excluído do mercado de trabalho _ e a falta de apoio da família e dos amigos, entre outros, são alguns dos dilemas que os adolescentes são obrigados a enfrentar quando se vêem à espera de um filho não planejado. 






A falta de informação, de conhecimento sobre o próprio corpo e o início precoce da atividade sexual são algumas das causas dessa que se tornou a grade preocupação dos especialistas que trabalham diretamente com os adolescentes no Brasil. A situação é tão grave que o Ministério da Saúde já está criando projetos de prevenção em todo o País. 


Riscos de uma Gravidez não Planejada

São muitos os riscos de uma gravidez na adolescência. Ela é responsável por um imenso transtorno social para toda a família porque está fora de um contexto de casamento. "Antigamente, as meninas se casavam muito cedo e, consequentemente, também tinham filhos muito novas. Por isso, as implicações hoje em dia são muito mais sociais do que biológicas",  É dessa gravidez não planejada que vem o abandono da escola, o empobrecimento do núcleo familiar, exclusão da adolescente do mercado, etc.

No período dos 15 aos 19 anos, desde que com o devido acompanhamento médico, as adolescentes apresentam as mesmas características de gestação de uma mulher adulta, razão pela qual é mito dizer que elas sofrem maiores riscos biológicos de ficarem grávidas.






Antes dos 14, entretanto, a situação se complica. Nesta faixa etária, o sistema reprodutor da menina ainda não está amadurecido e, devido a isso, pode ocorrer maior incidência de doenças hipertensivas, partos prematuros, ruptura antecipada da bolsa, desnutrição do bebê e da mãe. 



Outro fator preocupante é que o risco de mortalidade de bebês no primeiro ano de vida de filhos de mães adolescentes é muito maior do que em mães adultas, principalmente no que se refere aos cuidados no pós-parto. 


Essas mães também são imaturas emocionalmente e deixam de cuidar dos bebês. É muito comum que elas apresentem quadros graves de depressão.

"Quando a gravidez não é planejada elas começam o pré-natal mais tarde por medo de ser criticadas e, por isso, as chances de uma complicação são muito maiores".







A camisinha  ajuda não só no planejamento familiar como também reduz o risco de transmissão de diversas DSTs e deveria ser usada por todos e não apenas ficar de enfeite na carteira!